Liga promove oficina sobre quadrinhos em Aquiraz

Aquiraz é a segunda cidade a receber a oficina de quadrinhos e direitos humanos, ação desenvolvida no projeto Ver Pra Crer.

Entre os dias 11 e 14 de setembro, a cidade de Aquiraz acolheu uma das ações da Liga Experimental de Comunicação, quando 16 alunos do ensino fundamental da escola Laís Sidrim Targino participaram de uma oficina sobre histórias em quadrinhos e direitos humanos, organizada pelo eixo A2 do projeto Ver Pra Crer. A oficina aconteceu na própria escola e os estudantes eram de turmas de 4º e 5º ano. A idéia de utilizar quadrinhos para levar a temática direitos humanos é encontrar uma forma lúdica de passar a informação. O objetivo é que o conhecimento sobre o tema seja aplicado no dia-a-dia e repassado também para a comunidade.

As crianças tiveram aulas sobre direitos humanos, desenho, criação de personagens, roteiro e arte-finalização. No final do curso, os alunos produziram uma história em quadrinhos em conjunto, onde foram divididos em grupos responsáveis por cada etapa da produção. Todo o material usado para os desenhos, incluindo lápis de cor, régua, caneta nanquim e giz de cera, foi doado às crianças, além de uma sacola personalizada para guardar o material. O intuito do kit é que elas possam continuar treinando as técnicas de produção de quadrinhos aprendidas.

A primeira oficina de quadrinhos foi realizada no mês de julho na escola municipal Luiza Bezerra de Souza, de Iguatu. A ação contemplou 21 estudantes de 6 a 11 anos de idade durante cinco dias de oficina. Fortaleza é a próxima cidade a receber o projeto.

468 ad