top of page
  • Foto do escritorLiga Experimental

Começam as formações em Comunicação para o MCP

Teve início, na manhã de hoje (14), o período de formações e oficinas a serem ministradas por integrantes da Liga Experimental de Comunicação para os membros do Movimento dos Conselhos Populares (MCP), parceiros atuais da agência. O encontro aconteceu na Universidade Federal do Ceará (UFC), das 8h às 12h.

A formação teve como tema principal “A Comunicação como um direito humano”. Um grupo de 16 pessoas, com representantes dos três núcleos do MCP envolvidos – Planalto Pici, Raízes da Praia e Conjunto Palmeiras – esteve presente nas atividades do primeiro dia.

Após as apresentações iniciais, os membros da Liga explicaram um pouco da história da agência, esclareceram os objetivos dos encontros e a dinâmica horizontal das formações e apresentaram o cronograma que guiará as oficinas, previstas para acontecerem até abril de 2014, sempre aos sábados.

Atividades

Uma das propostas para a manhã de hoje foi o preenchimento de formulários, nos quais os integrantes do MCP responderam questões referentes ao conhecimento prévio em torno do campo da comunicação e ao contato com diferentes mídias.

Estes formulários servirão para que, junto às visitas aos bairros realizadas em outubro deste ano, os liguentos conheçam melhor a realidade dos membros de cada núcleo, tornando os encontros mais proveitosos.

Em outro momento, foi apresentado o vídeo “Levante sua voz”, produzido pelo Coletivo Intervozes, que tratou do direito à comunicação. Após a exibição, iniciou-se um debate, no qual os participantes expuseram suas opiniões sobre como veem a comunicação da mídia tradicional e como essa comunicação é refletida na luta do Movimento e na vida cotidiana, com os estereótipos e modelos ditados pela mídia.

Na atividade final, foram distribuídas folhas em branco aos parceiros para que eles pudessem dizer de maneira livre, por meio de desenhos ou textos, o que eles consideram comunicação e o que ela representa na vida de cada um. Essa interação fechou o primeiro dia de formação, que terá continuidade no próximo sábado (21).

bottom of page