• Fabrício Girão, Grasielly Sousa

Os donos da praça

“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória” - José Saramago

Não importa onde você estiver, a representação que você tem de um espaço sempre será a sua memória sobre ele. Mas, se nem sequer há memória, não há conhecimento do espaço. É assim que, todos os dias, milhares de pés passam por esse chão de histórias sem parar para ouvir o seu relato. É parte da vida de muita gente, mas ainda é lembrança distante. Aí se encontra a Praça do Ferreira, o coração de Fortaleza - o centro. Reúne moradores, comerciantes, pedestres – quem passa e quem fica, todos os dias. E se a memória da cidade somos nós, o quanto conhecemos nosso próprio coração? Ainda podem achar que a memória é apenas passado, mas a verdade é que ela é feita de quem a mantém no presente. O resgate dos momentos marcantes desse lugar incluem todos os acontecimentos que presenciou até hoje, personificados aqui por todos aqueles que decidiram tê-lo como meio de vida. A memória é inspiração poética, pois traz consigo a formação da essência individual, que torna única cada experiência humana. Assim é como a história também se faz memória, mas com a essência da coletividade. E a Praça do Ferreira é isso: é memória, é história, é coletividade. Quer fazer parte dela?

Por Ester Coelho

"Donos da Praça" é um especial multimídia produzido pelos estudantes Fabrício Girão, Grasielly Sousa, Isabela Santana e Lorena Fonseca para a disciplina de Jornalismo na Internet do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Confira o conteúdo completo em osdonosdapraca.wixsite.com/especial