Sobre a Liga

A Liga Experimental de Comunicação é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará que atua, desde 2007, como Agência do antigo curso de Comunicação Social, atualmente dividido em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Fruto do debate de um grupo de estudantes interessados em explorar o caráter extensionista na Universidade, a Liga surgiu com o propósito de suprir uma necessidade básica na formação acadêmica em comunicação: aliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o desenvolvimento de produtos práticos em benefício da sociedade.

Desde o princípio, a Agência prioriza um caráter transdisciplinar, agregando estudantes de ambos os cursos e atendendo demandas que envolvam essas duas áreas da comunicação.

PARCERIAS

Os parceiros, nome adotado em contrapartida à visão comercial de clientes, são, em sua maioria, Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs). A Agência contempla ainda projetos da própria Universidade. Essa opção é reflexo do posicionamento da Liga, que não assume a posição de uma prestadora de serviços, e que, durante a produção, incentiva a participação ativa de seus parceiros. O intuito é que, ao final do trabalho, os grupos compreendam cada detalhe do processo realizado e possam seguir em frente, conquistando seu próprio espaço com base no direito universal de se comunicar.